Autor
Adriano Ermerson Oliveira Vasconcelos
ISBN
9786584722132
DOI
https://doi.org/10.47658/20220800
Direitos da Natureza e Atividade Sucroalcooleira no Estado de Goiás
“O reconhecimento constitucional dos Direitos da Natureza, fundado nas cosmogonias indígenas do bem viver, aponta para a necessidade de superação do modo antropocêntrico de ver o mundo, em que se tem uma artificial dualidade entre o ser humano e a Natureza, e uma falsa dicotomia entre o respeito à Natureza e o desenvolvimento de atividades econômicas.
A pesquisa de Adriano Ermerson Oliveira Vasconcelos, que tive o prazer de orientar, ora transformada em livro, se desenvolveu nesse contexto teórico e normativo de rupturas paradigmáticas importantes como a transição do antropo ao biocentrismo (ou ecocentrismo) e da emergência de uma ética ecológica que supere as instrumentalidades e binariedades no cuidado dos comuns.
O livro, que o leitor tem em mãos, busca um diálogo possível entre o reconhecimento da dignidade da Natureza e o desenvolvimento da atividade econômica sucroalcooleira no estado de Goiás demonstrando que, apesar dos avanços teóricos e normativos citados, o licenciamento de atividades desse quilate destrutivo, ainda segue padrões antropocêntricos”.
Fernando Antônio de Carvalho Dantas
Professor Titular da UFG
O Autor
Adriano Ermerson Oliveira Vasconcelos
Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Mestre em Direito Agrário pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário (UFG). Advogado. Pesquisador na área de Direito, com ênfase em Direito Agrário, Direito Constitucional, Direitos da Natureza e Direito Ambiental.