Autor
Carmencita Balestra
ISBN
9786584722095
DOI
https://doi.org/10.47658/20220900
Políticas Públicas para Pessoa Idosa no Brasil
A obra apresenta aspectos relevantes sobre a dicotomia histórica identificada entre a implementação de Politicas Públicas e a efetivação dos Direitos das Pessoas Idosas no Brasil. Foram pontuadas questões que se iniciaram em 1994 com a promulgação da Lei n. 8.842 ao definir que sim, no Brasil havia sido regulamentada uma lei que discorria sobre Políticas Públicas voltadas às pessoas idosas. Procurou-se pautar uma discussão desde a Conferencia de Direitos da Pessoa Idosa em 2006 até a última, que sem nenhuma representatividade do segmento foi realizada em 2019.
Não tivemos em momento algum a pretensão de esgotar o assunto, pois este livro nasce de uma monografia jurídica, mas sem dúvida, com o aumento das inquietações oriundas do conhecimento da estrutura política e jurídica do país, pode-se vislumbrar o quão distante estamos de respostas.
As discussões estão dirigidas a trabalhadores sociais, gestores públicos, e todos que de um modo ou de outro se interessam pela temática do envelhecimento, e pela luta na efetivação da promoção, defesa e garantias do direito a um envelhecimento digno, ativo e empoderado.
Cabe-nos a árdua tarefa de unir o discurso político vigente às duras experiências vivenciadas pelas pessoas idosas, ainda desprovidas de direitos fundamentais à sua sobrevivência.
A Autora
Carmencita Balestra
Professora de Educação Física, Aposentada, Especialista em Educação, Mestre em Educação e Saúde pela UNICAMP, gerontologista Titulada pela SBGG em 1995, atuou enquanto Vice Presidente da SBGG-GO por 10 anos; Bacharel em Direito pela Faculdade de Inhumas-FacMais; Professora Adjunta da Universidade Estadual de Goiás-Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás\ESEFFEGO; Coordenadora Estadual do Programa do Idoso; Coordenadora Estadual do Programa Saúde do Idoso, Coordenadora do Centro de Referência da Pessoa Idosa do Estado de Goiás, Coordenadora da Divisão da Terceira Idade da Organização das Voluntárias de Goiás-OVG; autora do projeto do Complexo Gerontológico Sagrada Família da OVG; Presidente do Conselho Estadual do Idoso, Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Inhumas; Presidente da Associação de Idosos Eterna Juventude de Inhumas-GO.